Morango: Origem, Benefícios e Possíveis Malefícios!

O morango é nativo do continente Europeu. Traços de fósseis espontâneos de morango foram encontrados em locais no norte da Itália e na Europa central, que remontam aos períodos interglacial e neolítico.

O morango cultivado deriva do cruzamento entre duas espécies originárias da América: Fragaria virginiana e Fragaria chiloensis. O primeiro chegou à Europa imediatamente após a descoberta do Novo Continente. O segundo chegou à Europa em 1712 , graças a um oficial francês, Amédée François Frézier, retornando de uma expedição ao Chile.

Os morangos não são apenas deliciosos, mas também frequentemente usados ​​para fins medicinais e cosméticos. Os morangos contêm muitos nutrientes e são uma das principais fontes de minerais. Também contém ferro, magnésio, potássio, cálcio, sódio, fósforo, silício, zinco e cobre.

Além disso, a composição dos morangos inclui todo um complexo de vitaminas: A, B, C e outras. Graças aos antioxidantes, a pele humana se torna elástica e elástica, e o ácido fólico nos morangos é indispensável para o funcionamento normal do sistema reprodutivo.

Calorias do Morango:

Os morangos são classificados como alimentos dietéticos. É um excelente componente para a dieta alimentar. O teor calórico de 100 gramas de morangos é de apenas 41 kcal. É adequado para perda de peso devido às suas “propriedades de queima de gordura”.

Portanto, o morango tem um efeito laxante e permite que você coma sem consumir um grande número de calorias. Mas não pode ser consumido com o estômago vazio.

Propriedades Nutricionais do Morango:

Os benefícios do Morango Para a Saúde devem-se ao fato de a baga ser rica em uma variedade de antioxidantes e vitaminas.

Em particular, a baga é rica em vitamina C, o que a torna especialmente útil para o sistema imunológico. Pela mesma razão, os morangos auxiliam na digestão e melhoram a digestão de alimentos ricos em amido e proteínas.

Além disso, contém potássio, ácido fólico, vitaminas do complexo B (B2, B5, B6), biotina, manganês, iodo e zinco. Os morangos estimulam a liberação de serotonina, responsável por uma sensação de bem-estar e relaxamento. Portanto, tem um efeito positivo no humor.

Devido ao alto teor de ácido fólico, necessário para a síntese de hemoglobina, os morangos também ajudam com alguns tipos de anemia. Este ácido também ajuda a melhorar a memória e a concentração.

O morango também é eficaz para desintoxicar o corpo. O alto teor de potássio nesta baga aumenta a diurese.

Benefícios do Morango para a Saúde:

Os Morangos São Bons Para o Coração:

A vitamina C e as antocianidinas protegem as artérias contra danos e ajudam a prevenir coágulos sanguíneos.

Benéficos Para Gestantes:

Os médicos recomendam comer morangos durante a gravidez, isso é necessário tanto para o desenvolvimento normal do feto quanto para uma gravidez sem problemas.

As únicas contra-indicações são intolerância individual a qualquer substância na composição da baga e tendência a alergias.

Propriedades Anti-Inflamatórias:

O consumo de morangos, graças aos polifenóis que eles contêm, ajuda a combater a progressão de doenças degenerativas crônicas, como doenças do sistema cardiovascular, aterosclerose, síndrome metabólica, diabetes tipo 2, doença de Alzheimer e câncer.

Nos últimos anos, foi dada especial atenção à fisetina, um flavanol presente em muitos tipos de frutas e vegetais, incluindo morangos. Este composto tem múltiplos efeitos biológicos e entre essas importantes propriedades anti-inflamatórias e neuroprotetoras.

Antitumoral:

Vários compostos polifenólicos, como antocianinas, kaempferol, quercetina, fisetina, elagitannini, ácido elágico, todos presentes nos morangos, parecem ser de grande ajuda para contrastar alguns tipos de tumores, graças às suas propriedades em antioxidantes, anti-inflamatórios e antiproliferativos.

Em particular, haveria uma relação entre o consumo de morango e a menor incidência de um câncer de esôfago específico. Os morangos também seriam úteis no controle do câncer de próstata, teratocarcinoma e câncer de pele.

A administração de extratos aquosos de morangos parece inibir a formação de tumores pulmonares causados ​​pelo fumo e das patologias associadas: enfisema pulmonar e perda de peso corporal.

Atividade Antimicrobiana:

A batalha contra a resistência aos antibióticos é realizada por cientistas que tentam entender o que esses compostos naturais são capazes de realizar ações antibióticas. E mesmo assim, os morangos vêm em nosso auxílio: as atividades antimicrobianas dos polifenóis de fato desempenham importantes efeitos inibitórios em vírus, bactérias, leveduras e fungos patogênicos.

A atividade antimicrobiana dos morangos é devida, em especial, à presença de elagitaninos, presentes apenas em certos alimentos, como amoras, framboesas, morangos, cranberries, algumas variedades de nozes e na pele da romã.

Possíveis Malefícios do Morango:

Invulgarmente, no entanto, os morangos contêm uma grande quantidade de ácido da fruta, o que a torna prejudicial para pessoas com problemas gastrointestinais. Não é recomendado o uso de morangos para hipertensão, especialmente em pacientes que tomam medicamentos à base de enapril.

Em combinação com uma baga, pode criar uma carga aumentada para os rins. O morango também é um alérgeno bastante forte; portanto, insira-o no menu gradualmente. E as máscaras de morango primeiro teste em uma pequena área da pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esfoliação Capilar Caseira: Faça seu Cabelo Crescer Hoje Mesmo!

Use Isto Para Eliminar a Cárie Dentária em Casa!