Microcefalia: Principais Causas e Sintomas!

Microcefalia é uma condição na qual a cabeça de um bebê é menor que a média para o tamanho e a idade de uma criança. O bebê nasce com uma cabeça menor (congênita) ou a condição se desenvolve à medida que o bebê envelhece (se adquire). A microcefalia é rara, ocorrendo em 2 a 12 bebês por 10.000 nascimentos.

Causas da Microcefalia:

Microcefalia tem uma variedade de causas. Conhecer a causa é importante para prever quais sintomas uma criança com microcefalia terá. Por exemplo, algumas formas de microcefalia estão ligadas a um atraso grave no desenvolvimento ou a um alto risco de convulsões, enquanto outras não.

Algumas formas podem prejudicar a função motora ou afetar outros órgãos do corpo. Às vezes, a microcefalia associada a infecções pré-natais como o zika causa problemas de visão e audição.

A microcefalia geralmente é congênita, o que significa que um bebê nasce com a doença. Em outros casos, um bebê pode desenvolver microcefalia após o nascimento.

As causas da microcefalia congênita incluem:

Infecções pré-natais: a exposição ao vírus Zika, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, pode danificar as células nervosas no cérebro. Outros agentes infecciosos também podem causar microcefalia, incluindo rubéola (sarampo alemão), varicela, toxoplasma e citomegalovírus.

Mutações genéticas: várias centenas de genes foram associados à microcefalia, e mais ainda estão sendo descobertas. Defeitos nesses genes podem interferir no crescimento do cérebro. Em alguns casos, a microcefalia pode estar relacionada à síndrome de Down ou a certos distúrbios neurometabólicos.

Outras causas durante a gravidez: Há evidências de que abuso de álcool e substâncias, nutrição inadequada, fenilcetonúria não tratada (PKU) ou exposição a produtos químicos tóxicos e certos medicamentos prescritos durante a gravidez podem causar microcefalia em um bebê.

Sinais e Sintomas de Microcefalia:

A principal característica da microcefalia é um tamanho da cabeça muito menor que o normal para a idade e o sexo da criança.

Outros sinais e sintomas podem variar amplamente de criança para criança. Eles podem incluir:

  • baixo ganho de peso e crescimento;
  • falta de apetite / alimentação;
  • dificuldade com movimento e equilíbrio;
  • tônus ​​muscular anormal (muito solto, muito tenso);
  • atrasos na fala;
  • dificuldades de aprendizagem leves a graves.

Algumas crianças com microcefalia também têm outros problemas médicos, como:

  • estatura ou nanismo muito curtos
  • deformidades faciais
  • convulsões
  • problemas de visão e audição
  • deformidades articulares (por exemplo, em crianças com infecção por zika)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Razões Pelas Quais Você Pode Está Perdendo Cabelo!

Receita Caseira Contra a Queda de Cabelo!